U2 Foto

U2 Foto
Adam Clayton, The Edge, Bono e Larry Mullen Jr.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Por Dentro dos Shows do U2

Revista BIZZ
Edição do colecionador

O MAIOR DA TERRA
Quando rodou o mundo tocando para arenas lotadas com a turnê War (1983), o U2 conquistou a reputação de ser uma grande banda de palco. Na turnê Zoo TV, que promovia o álbum Achtung Baby (1991), o U2 passou a promover uma experiência multisensorial, em suas apresentações. Na turnê 360º, baseada no álbum No Line on the Horizon (2009), a banda traz ao Brasil o aperfeiçoamento – levado ao extremo – dessas características. Hoje, o show do U2 pode ser facilmente considerado o maior espetáculo da Terra.

SOBRE AS CABEÇAS
O nome 360º faz referência ao palco circular desenvolvido pelo arquiteto Mark Fischer. Ele é montado praticamente no centro da arena. A proposta é que todfos na platéia tenham a mesma visão do espetácuilo (tanto dos músicos quanto do descomunal telão). Duas poontes rotativas de aço se movimentam durante todo o show sobre a ‘’red zone’’, setor setor em que o espectador fica na ‘’boca’’ do palco (nesse lugar privilegiado, os ingressos custam cerca de R$ 1.000,00 – parte da arrecadação é destinada às ações humanitárias da banda).

ABC LOTADO
No dia 12 de Fevereiro, o U2 iniciou a chamada terceira perna da megaturnê 360º. Na parte que eles chamam de ‘’ABC’’ (Argentina, Brasil e Chile), apenas o terceiro show em Buenos Aires ainda tinha ingresso disponíveis no início de Março , um mês antes da apresentação. Para os shoes dos dias 9, 10 e 13 mde Abril no Morumbi, em São Paulo, os últim os bilhetes foram vendidos na manhã do dia 7 de Dezembro de 2010. Até chegar ao Brasil, Adam, Bono, Edge Larry terão feito 82 shows desde o pontapé inicial da turnê. Aqui, a banda convidada para abrir o show foi a inglesa Muse.

MILHÕES MILHÕES
A 360º estreou em Barcelona no dia 30 de Junho de 2009. Sempre com lotação esgotada, atraiu quase 5 milhões de pessoas, gerando um faturamento bruto de quase U$ 500.000.000 – o que fez dela a turnê mais bem-sucedida de 2009 e a de maior rendimento proporcional em 2010. A 360º já é a segunda turnê mais bem-sucedida da história, ficando atrás apenas da Bigger Bang, dos Stones. Até o segundo semestre de 2011, a previsão é de que atinja a marca dos U$ 750.000.000, o que dará a dianteira também nesse quesito.

RUNNING MAN
Em Outubro de 2009, a banda fez um show na Califórnia para 97.014 pagantes, transmitido simultaneamente pelo YouTube para 10.000.000 de pessoas em 188 países. Na música Until the End of the Wordl, Bono dá um pique digno de de maratonista e depois movimenta-se feito um boxeador pela imemsidão do palco. Na volta do bis, ele veste um traje com luzes fosforescentes e canta em um disco luminoso com um microfone embutido. Até Larry Mullen chega a se movimentar pelo palco tocando um atabaque. O setlist da 360º tem entre 22 e 25 canções, o que garante duaas horas de show.

A GARRA
No topo da estrutura há um sistema cilíndrico com painéis de LED integrados, de 500.000 pixels de definição, que se movimentam e mudam de tamanho. Os painéis são posicionados sob uma estrutura de metal de quatro pernas – apelidada de ‘’The Claw’’ (‘’a garra)’’ – de 50 metros de altura. Ela lembra uma nave espacial – ou uma aranha – e emuda de cor. No interior da garra estão embutidas duas toneladas de alto-falantes e equipamentos de iluminação. Bateu o recorde de maior palco do mundo, com o dobro da altura do cenário da turnê Bigger Bang (de novo eles), que encabeçava a lista.

INFLUÊNCIA CATALÃ
O estúdio Stufish, de Mark Fisher, é o responsável pelo projeto do palco, de 360º, a partir das idéias de William Williams (diretor dos shows da banda). Além do U2, com quem trabalhou nas turnês Zoo TV e PopMart, Fisher tem entre seus clientes Pink Floyd (The Wall, The Division Bell, Rolling Stones/ Steel Wheels, Voodoo Lounge, Bridges to Babylon, A Bigger Bang) e Cirque du Soleil. Também trabalhou na abertura e no encerramento das Olimpíadas de Pequim,, em 2008. Os primeiros esboçoes da garra surgiram em 2004. Em 2009, Fisher disse a BBC, que se inspirou na obra do arquiteto espanhol Antoni Gaudi, e que cada um dos tre^s palcos usados pelo U2 custou o equivalente a R$ 53.000.000,00.

Nenhum comentário: