U2 Foto

U2 Foto
Adam Clayton, The Edge, Bono e Larry Mullen Jr.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mais Sobre a Irlanda

Revista BIZZ
Edição do Colecionador

Divididos entre católicos e protestantes (como Bono, filho de pais católico e mãe protestante), a ilha e suas contradições moldaram o grupo. Sunday Bloody Sunday, hino pacifista em homenagem aos católicos que morreram durante uma manifestação, foi considerada umas das 500 músicas mais influentes do rock. EAm Belfast, capital da Irlanda do Norte, Bono avisou a platéia que, se eles não gostassem da canção, jamais a apresentaria outra vez. Para entender o U2, é preciso entender a Irlanda.

IRLANDESES ILUSTRES
OOSCAR WILDE
O poeta e dramaturgo nasceram em uma família abastada e culta de Dublin. Ganhou fama com O Retrato de Dorian Gray, publicado em 1891. Enfrentou processos criminais por sua homossexualidade e ficou na prisão entre 1895 e 1897. Suas peças revelavam a hipocrisia da sociedade vitoriana.

GEORGE BERNARD SHAW
Depois de uma infância pobre em Dublin e de ter seus cinco primeiros livros recusados pelas principais editoras de Londres, Shaw tornou-se crítico, socialista, polemista e autor teatral. Ganhou o Nobel de literatura em 1925 (e recusou). Sua obra influenciou o pensamento social e político de três gerações de britânicos.

JAMES JOYCE
Joyce teve educação católica e tirou da cabeça a idéia de ser médico. Em 1904, a revista para fazendeiros The Irish Hornstead ofereceu 1 libra por uma história curta sobre a Irlanda. Ele publicou três histórias até o editor descobrir que não eram adequadas ao público da revista. Em 1922 lançou Ulysses, considerado por muitosm críticos o maior livro do século 20.

SAMUEL BECKETT
O autor de Esperando Godof viveu em Paris a partir de 1928 – em foi membro da Resistência. Quando a Segunda Guerra acabou, virou voluntário da Cruz Vermelha até o final de 1945. Passou a escrever, mas seus livros só forma publicados nos anos 1950. Ganhou o Nobel de Literatura de 1969. Não recusou o prêmio, mas não foi a Estolcomo recebê-lo.

OS CELTAS
Há existência arqueológica dos celtas datdas de 300 a.C. na Irlanda. A cultura se estendeu por quase toda a Europa entre o segundo milênio a .C ao século 1 a.C. O celta sobreviveu como língua (o gaélico) na Irlanda e em outras regiões britânicas.

A FOME
Nos anos 1840, uma praga nas plantações de batata, o principal (e quase sempre único) alimento dos irlandeses, matou mais de 1.000.000 de irlandeses, de fome ou doenças associadas. Mais de 2.000.000 de pessoas imigraram – precipuamente para os Estados Unidos.

O SANTO
São Patrício (385-461), o padroeiro do país difundiu o cristianismo na Irlanda e é um dos santos mais amados entre os povos de íngua inglesa (seu dia é celebrado em 17 de Março). A ele se atribui ter expulsado as cobras da ilhas, mas seu grande papel foi o de missionário católico que moldou a nacionalidade irlandesa. O trevo, no qual explicava o conceito da Santíssima Trindade, é o símbolo do país. Nasceu na atual Inglaterra.

Nenhum comentário: