U2 Foto

U2 Foto
Adam Clayton, The Edge, Bono e Larry Mullen Jr.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Por Dentro do U2 (Parte 2)

Revista BIZZ
Edição do Colecionador

IMAGEM É TUDO
Fotógrafo oficial do U2 desde War, Anton Corbijn viria a fazer escola como dirtetor de videoclipes (Nirvana, Metallica e Coldplay) e como cineasta – é dele a cinebiografia de Ian Curtis, do Joy Division, chamada Control (2007).

FRONTMAN
Numb, de Zooropa, é a única canção do U2 totalmente escrita e ‘’cantada’’ (ou melhor, falada) por The Edge.

PODER METAL
A canção Bullet the Blue Sky foi regravada pelos metaleiros brasileiros do Sepultura.

‘’Acho que o Rock and Roll é profético em sua essência. Eu penso em pessoas como Bob Dylan nos anos 60, e até mesmo em Elvis, com seu jeito própriop. Eles fizeram sobre os ventos da mudança, eles falavam de alguma coisa que ainda não tinha acontecido, mas que estava para acontecer.’’
The Edge

‘’ Todo o cenário político do momento está completamente ultrapassado. A direita e a esquerda são rídiculas – elas não significam mais nada. São ideologias velhas. Você pode aprender tanto com Marx como com Lênin, mas minha preocupaçãoé: por que não surgiram noovos Marxs e Lênins? Nó estamos usando soluções para problemas da Revolução Industrial, quando estamos atravessando a nossa própria revolução – técnológica, ideológica, ecológica.’’
Bono, em 1988

ETERNIZADO
O garoto da capa de Boy (1980) e War (1983) é Peter Rowen, irmão mais novo de Guggi, o melhor amigo de Bono/ é o mesmo que estampam Three (1979), primeiro EP do U2, e a coletânea The Best Of-1980-1990, além da capa de outros três singles. Peter tornou-se um respeitado e premiado fotógrafo. Em Setembro de 2010, virou notícia no mundo todo ao fotografar o show da banda em Paris.

SEM CENSURA
No Canadá e nos Estados Unidos, a capa de Boy foi trocada por uma imagem distorcida aos quatro integrantes, por medo de que a banda fosse acusada de pedofilia.

VILA COUNTRY
Os vocais da faixa The Wanderer, de Zorropa, são de Johnny Cash, o ícone country também gravou uma versão bem ‘’caipira’’ de One em seu próprio disco, American III: Solitary Man (2000)

MY NAME IS BONO, HUST BONO
Quando viu que estava ficando famoso, Bono Vox ‘’eliminou’’ o ‘’Vox’’ do apelido artítico (não se sabe ao certo por quê). A manobra deu certo no mundo inteiro. Menos no Brasil.

PARALELO
Adam e Larry Mullen integram um projeto com Michael Stipe e Mike Mills, do R.E.M;, chamado Automatic Baby (mistura de Automatic for the People e Achtung Baby). Eles fizeram uma apresentação (pra o presidente americano Bill Clinton).

40
A canção que fecha War po pouco não foi gravada: os demais integrantes tiraram-na da cartola quando faziam hora extra no estúdio sem Adam Clayton.

BICHANA
An Cat Dudh, do álbum Boy, significa ‘’A gata preta’’, em irlandês. Uns dizem que é sobre um caso de Bono. Ele diz que é sobre uma gata que mata um passarinho.

‘’Ficamos com o U2 na Espanha, um tempinho atrás, e foi bem divertido. O The Edge já tinha ido a uns shows nosso. Ele é super na boa, relaxado, e disse: ‘’Vocês não gostariam de tocar conosco?’’. O fato de ter sido assim faz toda a diferença. Não é um esquema acertado entre gravadoras, foi um convite pessoa.’’
Alex Kapranos, vocalista do Franz Ferdinand,
sobre abrir os shows do U2 no Brasil, em 2006

‘’Não pudemos usar o palco todo (da Vertigo Tour), mas é maravilhoso. Dá uma sensação estranha quando você pisa ali. Fora dos festivais, nunca tocamos para platéias tão grandes, em estádios. Nem sabáimos se funcionaria, porque para algumas bandas simplesmente não funciona. Mas, depois que começamos a tocar e vimos que a galera estava vibrando, pensamos ‘’Uau! É fantástico!’’
Alex Kapranos

Nenhum comentário: